No mundo corporativo, a saúde mental nas empresas tornou-se um tópico de grande importância. Um ambiente moderno de trabalho, com suas demandas e pressões, pode ter um impacto significativo na saúde mental dos funcionários.
Em meio a um ambiente de trabalho cada vez mais acelerado e estressante, a saúde mental dos funcionários se tornou uma prioridade incontornável para as empresas e não se trata apenas de um ato de humanidade, mas de uma necessidade estratégica.
Existem várias estratégias que podem ser implementadas para promover um ambiente de trabalho mais saudável e prazeroso. Como Programas de bem-estar, políticas de trabalho flexíveis e uma cultura corporativa inclusiva, essas são apenas algumas delas.
Wellness programs: Programas de bem-estar
A palavra wellness, traduzida para o português, significa “bem-estar”. É um termo que deriva do adjetivo “well” e que traduzido para o português significa “bem”. Esse bem-estar pode estar relacionado a várias áreas da vida: como física, emocional, a financeira e até mesmo a profissional.
O conceito wellness programs já é discutido desde mais ou menos a década de 20. Nessa época, a qualidade de vida e bem-estar do funcionário dentro da empresa já era pauta entre grandes marcas no brasil e do mercado mundial. Veja abaixo algumas dessas grandes marcas:
– A empresa Ford, que em 1926 optou por reduzir a carga horária de trabalho de seus colaboradores. Logo depois, no ano de 1930, a empresa Hershey Foods criou uma área recreativa para os seus colaboradores, e hoje em dia vemos várias empresas que aderiram a essa zona recreativa.
– Entre o ano de 50 e 60, algumas empresas como a Rockwell e a Texas Instruments criaram centros de esportes para os seus funcionários. E em 70, grandes empresas iniciaram grandes campanhas contra o tabagismo de forma geral.
– No ano de 1980, a conhecida empresa Johnson & Johnson tornou-se a primeira a vincular wellness programs aos resultados de produtividade de seus colaboradores. E em 2005, a seguradora pela primeira vez inseriu elementos de bem-estar focados na questão de saúde mental nas empresas e no trabalho.
– E por fim, em 2014, se registrou um dos melhores resultados do mercado em relação ao bem-estar corporativo, estimado em mais ou menos 40 bilhões de dólares e que hoje em dia cresceu muito mais.
Com isso, confirmamos que o melhor caminho para as empresas crescerem e para seus funcionários terem um bom desempenho e uma saúde mental nas empresas de qualidade, o melhor caminho para as empresas é inserir o wellness programs.
O benefício de políticas de trabalho flexíveis
Os benefícios de políticas de trabalho flexível são muitos. Para os funcionários, eles oferecem maior controle sobre o tempo, menos estresse e uma melhor qualidade de vida. Já para as empresas, eles podem levar a uma maior produtividade, menos turnover e maior satisfação do funcionário.
A adoção dessas políticas pode ser uma vantagem competitiva par as empresas na atração e retenção de talentos. As políticas de trabalho flexível são uma tendência crescente no mundo dos negócios. Elas oferecem uma série de benefícios tanto para os funcionários quanto para as empresas.
Adotar essas políticas de trabalho flexíveis juntamente com ações de saúde mental é bastante desafiador, mas com planejamento e gestão eficazes, as empresas podem aproveitar esses benefícios e criar um ambiente de trabalho mais saudável, satisfatório e produtivo.
cultura corporativa inclusiva: um ambiente de trabalho que acolhe e celebra a diversidade
A educação sempre será uma base importante para mudanças colaborativas e principalmente saudáveis. As empresas podem e devem implementar e criar políticas internas e formações para educar os funcionários e tolher a discriminação e o desrespeito. Isso faz com que se tenha uma Saúde mental nas empresas muito maior.
É essencial que as pessoas tenham garantia de segurança, física e principalmente psicologicamente, no local em que elas trabalham. Para que isso aconteça, devem ser criadas e determinadas políticas internas contra à violência e políticas de decorrências que fortifiquem a inclusão e o respeito no ambiente de trabalho.
A maioria das empresas já começaram a trilhar esse caminho, e muitas outras empresas estão começando esse mesmo processo. estimular e aplicar políticas de diversidade e inserção dentro da empresa traz para o local de trabalho muitos resultados positivos e benefícios como:
- Aumento no engajamento e motivação
- Mais produtividade e criatividade
- Redução de conflitos na empresa
- Mais tolerância e muito mais respeito
- Saúde emocional e saúde mental de qualidade
- Mais inovação
- Diminuição do turnover
- A empresa torna-se referência
ações de saúde mental: como esse tipo de iniciativa ajuda no ambiente de trabalho confirmando que a Saúde mental nas empresas é essencial
Algumas ações de saúde mental podem e devem ser realizadas para diminuir o impacto da ansiedade na empresa. A primeira deve ser demonstrar sempre preocupação com a saúde e a integridade da saúde mental dos trabalhadores.
É preciso trocar ideias, conversar e idealizar juntos projetos para solucionar problemas e cuidar da saúde mental nas empresas. Por exemplo, a empresa pode organizar uma agenda com reuniões de diálogos, buscando desenvolver a confiança entre a empresa e o colaborador.
Exemplo de algumas ações que as empresas podem aderir: Implementar programas de exercícios, incentivar a prática de atividades físicas ou esportes através de parcerias com academias, encorajar os colaboradores a fazerem terapia.
Conclusão
Para construir um ambiente de trabalho saudável e garantir uma boa Saúde mental nas empresas uma empresa precisa de métodos, precisa de planejamento, de muito esforço e tempo. Trata-se de uma questão importante e que faz diferença no rendimento da empresa e na qualidade de vida dos trabalhadores. Hoje em dia vemos uma crescente maior nesse assunto e que é de extrema importância. Se você quer ter um rendimento positivo para sua empresa, a melhor maneira é aderir essas ações.